Poema: A Beleza Feminia e Comparações com as Mulheres




COMPARANDO A MULHER

 - Rua, ponha-se na rua!

A palavra rua em geral está associada a ideias, situações, ou coisa que o valha, desagradáveis.

Mulher de rua, você vai para o olho da rua, ele está na rua da amargura.

As imagens em relação à rua são sempre "para baixo".

Assim, para levantar a moral das ruas (elas têm isso?), faço uma comparação com as mulheres.

As ruas, como as mulheres, podem ser estreitas, largas, movimentadas, de mão única, de mão dupla, escuras, iluminadas, escorregadias - andar por ali é quebrar a cara, molhadas, secas e magras (mulher magra, tudo bem, mas rua magra já é um pouco de exagero).

Existem as ruas mal frequentadas, as que levam a um beco sem saída, as perigosas, inclinadas, as difíceis de se subir, as ruas comerciais, sem sinalização e as que, para usá-las, paga-se pedágio, igual às mulheres.

Tem a rua principal e as paralelas, tipo secundárias, as que ficam fechadas para uso restrito nos fins de semana, as confusas, as famosas, as que caem no esquecimento, as que dão status e as que dão vergonha de termos frequentado.

As ruas, como as mulheres, podem estar em reforma, ser cheias de curvas, esburacadas, estar sujas ou limpas, cheirar a peixe em determinados locais, e servir para andar para lá e para cá, fazendo hora, enquanto o amor não chega.

BELEZAS FEMININAS


 "Sou extremamente dado a paixões visuais", escreveu certa vez Bernardo Soares, via Fernando Pessoa, ou Fernando Pessoa via Bernardo Soares. Não importa.

O fato é que me enquadro perfeitamente na afirmação acima, também sou dado a paixões visuais - um amante visual.

A beleza (feminina, é claro) é uma forte razão para eu querer me manter vivo e com saúde. Não necessariamente precisa estar ao alcance das mãos, das minhas mãos.

Muitas vezes, quase sempre, me contento apenas em olhar. Nas revistas, em geral importadas, nos filmes, na tela da TV, na passageira anônima do metrô, nas aeromoças com nome nas lapelas dos uniformes, por aqui e por ali.

Com o tempo essa paixão pelas formas da mulher - o rosto em especial, me levou a desenvolver uma classificação, porque não existe uma só beleza. Elas são muitas e se apresentam nas situações mais diversas.

Em primeira mão, aqui vão algumas delas:

Beleza Oblíqua:

👸é daquela mulher linda, estonteante, vista assim meio de banda. Mexeu meio centímetro pra cá ou pra lá, aquela visão lúdica se transforma numa lembrança do passado. O presente, com o novo ângulo de visão, revela um rosto algo transfigurado. Mas, obliquamente...

Beleza Azul - é própria daquelas que mais belas ficam se sem maquilagem. Apresentam uma coloração "adefuntada", tipo noivinha do Drácula. Não é preciso afirmar, mas afirmo que essas são profundamente magras.

Beleza Parabólica:

 💁é para ser apreciada em movimento parabólico, com a amada (elas são sempre amadas) se situando no foco da referida curva. O movimento é necessário porque elas estão sempre acompanhadas - o cara pode não gostar.

Beleza Fugidia:


💇 são daquelas mulheres que são vistas em meio a uma multidão, de relance. Quando você, todo atrapalhado, trombando aqui e ali, com todo tudo e com todos, para chegar perto dela, levanta os olhos para admirá-la novamente... sumiu. Nunca se sabe para onde vão. É incrível, elas somem como por encanto.

Beleza Ausente:


💆 é da moça que não veio, faltou à reunião, festa ou lá o que seja. Ficamos imaginando como ela - a ausente - deve ser bonita, tipo capa de revista europeia. Ela é imaginada tão mais encantadora quanto maior for a proximidade que estaria da gente, se presente estivesse. Na cadeira vazia ao nosso lado, então...

Beleza Calada:

🙅 falou, olha lá os dentes, que desgraça... fecha a boca, minha santa.

Beleza Costal:

👧 vista de costas - cabelos lisos, lindos, soltos a altura dos ombros, a imaginação vai a mil. Aconselhamos a terminar a avaliação por aí. O rosto não deve ser visto, pois podem se deparar com uma bruxinha ou até mesmo com um barbado. Eu, hein!

Beleza de Ponta:

🙍🙋 entendendo-se como ponta das mulheres as mãos e os pés. Como a beleza costal, é aconselhável fixar os olhos só nas pontas e imaginar o resto e o rosto. (Se o pé for muito grande, cuidado, pode ser travesti.)

Belezas Femininas quase Infinitas


Existem outras tantas belezas aqui não declinadas, como a triangular (essa é imbatível), saltitante, sonolenta e a professoral (linda de óculos).

Para finalizar, cito novamente Bernardo Soares ou Fernando Pessoa (a dúvida permanece).

"Vejo-as e o valor delas para mim está só em serem vistas. Tudo mais que lhes acrescentasse diminuí-Las-ia, porque diminuiria, por assim dizer, a sua visibilidade. Beleza é o que a matéria tem de imaterial em si mesma."
Luiz Otávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.