quarta-feira, 27 de março de 2019

TPM - Como lidar com ela (Doenças e Patologias)


Embora seja uma síndrome que atinge diretamente as mulheres, a TPM – Tensão Pré-Menstrual – não é um assunto apenas do interesse delas. 

Os homens, sejam eles pais, irmãos ou companheiros, podem ser indiretamente afetados por uma série de sintomas que atingem as mulheres no período que antecede a menstruação.

como lidar com a tpm da mulher

Mas o que é TPM e como lidar com ela?


Quando a menstruação termina, se inicia a produção de estrógeno, o hormônio responsável por regular o comportamento, o qual atinge seu pico no 14º dia do ciclo.

Nesse período acontece uma queda nos níveis de serotonina, substância produzida pelas células nervosas que atua sobre o humor das pessoas e interfere nos hormônios femininos.

Devido a essa alteração hormonal que acontece antes da próxima menstruação, o humor da mulher se torna instável.

Todas as mulheres passam por essa alteração no período pré-menstrual, porém nem todas são sensíveis à TPM, ao passo que algumas mudam drasticamente de comportamento.



No entanto é possível também que uma mulher sinta os sintomas da Tensão Pré-Menstrual desde o primeiro ciclo e outra os sofra apenas em determinado período da vida, sendo o mais comum entre os 30 e 40 anos, variando de acordo com o organismo de cada uma.

  • As manifestações são variadas: irritabilidade, agressividade, dor nas mamas e na cabeça. 

Mesmo que esse transtorno não esteja entre as doenças femininas, ele pode ser tratado. 


Para combater e aliviar os sintomas, o exercício físico é muito indicado, pois diminui a tensão, melhora a autoestima e permite descarregar a ansiedade.

É recomendado evitar alimentos que aumentam a ansiedade e agravam os sintomas desse período, por exemplo, o café.

Alimentos como chuchu, salsa, melancia, morango e agrião favorecem somente se a mulher estiver empenhada na própria melhora.

Por fim, é vital não fumar, pois o mesmo provoca insônia, que é um sintoma típico do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.