domingo, 1 de janeiro de 2017

Saiba Como Engravidar na Adolescência pode Mudar sua Vida?

Adolescência: Ser mãe ou ser filha?

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo.

Pode-se dizer que estamos enfrentando atualmente uma epidemia de gravidez em adolescentes.

Para se ter uma ideia, em 1990, cerca de 10% das gestações ocorria nessa faixa etária. Em 2000, portanto apenas dez anos depois, esse índice aumentou para 18%, ou seja, praticamente dobrou o número de mulheres que engravidam entre os 12 e os 19 anos.

como engravidar na adolecência


Gravidez na adolescência não é novidade na história de vida das mulheres


Provavelmente muitas de nossas antepassadas casaram cedo, engravidaram logo e, durante a gestação e o parto não receberam sequer assistência médica regular. Erros e acertos dessa época se perderam no tempo e na memória de descendentes.

A sociedade se modernizou e as mulheres vislumbram diferentes perspectivas de vida, no entanto, isso não impediu que apesar da divulgação de métodos contraceptivos, a cada ano mais jovens engravidem numa idade em que outras ainda dormem abraçadas com o ursinho de pelúcia.

Problemas da gravidez na juventude


A questão envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais entre outros.

Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada pra cuidar de um bebê, de uma casa. muito menos de uma família.

Com isso entramos em outra polêmica; o de mães solteiras, por serem muito jovens, os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências.

Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.

É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.

Um bom exemplo de conscientização para as mães "apressadinhas"


Com o programa "Na Real, gravidez na adolescência não é legal", alunos e alunas das Escolas Estaduais do Estado do Espírito Santo, aprendem a valorizar as informações recebidas.

O programa, implantado em 2007 pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU), está contribuindo para a diminuição dos índices de gravidez nessas localidades segundo informou a responsável pelo mesmo.

Assista a um vídeo do programa de controle da gravides


O programa é desenvolvido nas escolas públicas da Grande Vitória e nos municípios do interior do Espírito Santo.

No entanto  . . .

Não é apenas a falta de informação que leva à gravidez na adolescência


Talvez o pensamento mágico dos adolescentes que influencia a maneira de buscar a si mesmos, o imediatismo e a onipotência que lhe são característicos sejam fatores que possam justificar sua maior incidência.

Não há menina que não saiba que pode engravidar, mas todas imaginam que isso jamais irá acontecer com elas.

Devemos também pontuar e chamar a atenção para a desestruturação familiar que atinge grande parte dos jovens. A família perdeu sua autoridade e referência deixando muitas vezes a sua responsabilidade para outras instituições causando um desequilíbrio no adolescente que ainda está em formação.

E as consequências deixam marcas. Toda a família sofre com uma gravidez indesejada e, se não houver um equilíbrio o problema pode transformar-se em outro:

O aborto, que poderá causar danos ainda maiores.

Por hoje era está a reflexão.

Beijos e até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.