sábado, 28 de julho de 2018

Breve História dos Vestidos de Noiva (Veja a Evolução)

evolução histórica dos vestidos de noiva

 
Os vestidos usados pelas noivas no dia do casamento sempre foram fonte de expectativas para as mulheres que desejam se casar, para o noivo e também para os convidados para a cerimônia, ao longo dos séculos. 

Registros apontam que a cor branca utilizada nos vestidos de noivas difundidos no mundo ocidental teria aparecido pela primeira vez na história em 1559, no casamento da Rainha Mary, da Escócia, com o seu primeiro marido, Francis Dauphin. 

A cor só se tornaria popular 3 séculos depois, em 1840, no casamento da Rainha Vitória, da Inglaterra.

Por muito tempo, o vestido de noiva era condizente com a condição social da família dos noivos, sempre no auge da moda

Hoje, há vestidos de noiva disponíveis para todos os gostos, com diferentes preços e uma enorme variedade de cores e comprimentos, considerados aceitáveis na atualidade.

Os vestidos, que inicialmente eram feitos sob medida para a noiva, hoje podem ser alugados ou comprados prontos e adaptados ao corpo e ao gosto da futura esposa. 

Os modelos tradicionais e cheios de glamour dividem espaço com vestidos delicados e simples, mas todos ainda seguem os parâmetros exigidos para uma data tão especial.

Na década de 1920, por exemplo, os vestidos de noiva eram tipicamente curtos na frente e com uma longa cauda. Os modelos também eram decorados com flores e o corpete ainda tinha muita força na moda. 

Véus longos e seda predominaram na década de 30. 

Cintura marcada, vestido em camadas e bolero marcaram esse segmento da moda dos anos 50 aos 80. Neste meio tempo, em torno da década de 70, muitas mulheres começaram a optar por modelos mais simples e delicados. Já nos dias de hoje, os modelos mais cobiçados são os tomara-que-caia.

Uma das tendências mais recentes e que já está ganhando grande impulso é a volta dos vestidos personalizados. 

Muitas mulheres querem imprimir na peça a sua personalidade e, por isso, agora contratam estilistas especializados para desenharem o vestido que usarão no dia mais planejado de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.