segunda-feira, 23 de julho de 2018

DIY ou PaP ou Faça Você Mesmo Passo a Passo - Toda Mulher Pode

Sempre adorei os chamados trabalhos manuais – crafts nestes tempos modernos.

Tive uma coleção de 3 livros repletos de coisinhas para se fazer, a maioria com sucata.

Não perdia os programas do Plim-Plim “Mãos Mágicas”, interpretado por Gualba Pessanha, e tentava fazer quase tudo que ele mostrava na tevê. Refazia as lembrancinhas de aniversários, muito mais artesanais do que as de hoje.

Literalmente, pintei e bordei: fui de quadros espelhados a toalhinhas em ponto-cruz, passando por potes de mantimentos decorados e ímãs em telas plásticas.

Com a internet, a cultura do Faça Você Mesmo (DIY – Do It Yourself) se alastrou fortemente.

É fácil encontrar um passo-a-passo (PaP) daquele projeto que se quer fazer. São centenas de milhares de blogs com tutoriais ensinando de um tudo.

E o melhor: de graça.

Alguns têm apenas fotos, outros trazem vídeos, possibilitando que cada vez mais e mais pessoas ponham a mão na massa. Tem gente que faz coisas lindas só para uso próprio, mas muitos estão fazendo do artesanato uma fonte de renda e sustento da família.

Ontem conheci uma iniciativa muito bacana que tem a ver com o DIY. Trata-se do e-book Ideas you should steal (Ideias que você deveria roubar).

O livro traz 17 projetos que se pode fazer em casa facilmente, todos contribuições de blogueiros que escrevem sobre casa, decoração, crafts e afins.

Não é gratuito, mas custa apenas U$ 1.00 e a renda vai toda para um projeto de caridade. Muito bacana, não é mesmo?

Claro que não pensei duas vezes. Fiz o pagamento e recebi o link para o download do arquivo em PDF, que é muito bem feito.

Mais do que o interesse nos trabalhos em si, o que me motivou a comprar o livro foi colaborar com esta ideia tão bacana.


As “autoras” do livro, na verdade “compiladoras”, tiveram o trabalho de escolher os blogueiros, fazer o convite, criar o arquivo e colocá-lo à venda em prol de uma causa.

Custo mínimo que pode ajudar muita gente. Esta sim é a verdadeira ideia que devíamos roubar e implantar por aqui! Concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.